quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Experimentando o Frio na Barraca - Parte 2

Depois de todas essas maravilhas voltamos pro acampamento ja pensando na janta.


Como o dia tinha sido bem puxado resolvemos não cozinhar e conhecer os restaurantes da cidade. Foi uma grata surpresa... Comemos no restaurante O Casarão, uma comida italiana de comer ajoelhado de tão boa! Rodízio de massas caseiras, filés e salada orgânica (tudo plantado na horta do restaurante e livre de agrotóxicos), com o fogão a lenha no meio do restaurante esquentando o ambiente e muitas pipas de vinho e graspa pra degustação, realmente sensacional! Bom, depois da orgia gastronômica era hora de voltar a dura realidade e encarar o frio. Passamos na frente do termômetro no centro da cidade pra conferir a quanto ja estava a temperatura, 5ºC as 20:30. Voltamos ao acampamento e fomos nos preparar pra enfrentar a noite que prometia ser gelada, visto que a madrugada anterior a temperatura havia chegado a -3ºC. Como tinhamos comido bastante, não me empenhei em acender uma fogueira (até tentei, mas fracassei) e nos atiramos pra dento da barraca. Dormimos bem agasalhados e amparados pelo colchão inflável, os sacos de dormir, dois cobertores e um edredom. Dessa forma dormimos confortavelmente e sem risco de passarmos frio! Só não conseguimos escapar da condensação, algumas partes da barraca, onde tava encostando no sobreteto, molhou!



Lembro de acordar no meio da madrugada com muita dor e ardência no nariz, na garganta e no peito, e descobri que era por causa do ar gelado fora das cobertas. Tive que enfiar o rosto pra dentro das cobertas. De manhã acordamos e eu saí pra ir ao banheiro e bater umas fotos, enquanto esquentava uma água pra preparar um mate:







Vimos um casal de Graxains rondando o acampamento:



Depois que nossos "vizinhos" do mato foram embora fomos tomar nosso café:



Descobrimos que a temperatura chegou a -1ºC na madrugada.Depois levantamos acampamento e nos despedimos daquele pampa tão bonito da fazenda baio ruano:



Na volta decidimos passar por Canela e Gramado, visitando a Catedral de Pedra (Canela/RS) e depois parando no Belvedere (Gramado/RS), passamos ainda no Lago Negro (Gramado/RS):




Foi uma viagem tranquila onde foi possível conhecer muita coisa bonita e ficar com o gostinho de quero mais!



Grande Abraço!

sábado, 6 de setembro de 2008

Experimentando o Frio na Barraca

Buenas!
Com a expectativa de encarar o frio em Cambará do Sul/RS em julho, Anali e eu fomos em um final de semana experimentar o frio da região dos Cânions!
Os preparativos foram vistos e revistos pra que não houvesse nenhum tipo de "arrependimento" de enfrentar uma das temperaturas mais baixas de todo o Brasil. Muitos cobertores, agasalhos, comida, uma reforçada no equipamento com uma lona pra "rebater" um pouco da geada e a curiosidade de conhecer um pouco daquelas lindas paisagens no frio.
Com todo o planejamento feito tivemos uma certeza: Teríamos que ir de carro!
Uma das grandes vantagens de sair pra acampar de carro é que é possível ir parando pelo caminho pra conhecer alguns lugares bacanas, e dessa forma enrriquecer a viagem!
Paramos no município de Três Coroas/RS pra conhecer o Templo Budista, um lugar mágico e lindo que nos remete paz e oração.



Seguindo viagem não poderíamos deixar de passar em São Francisco de Paula/RS, primeiro porque é caminho (hahaha) e depois pra tirar uma foto no baita chimarrão da cidade e dar uma olhada na região planejando ja um acampamento assim que começar a esquentar pra podermos aproveitar as cachoeiras.



Depois de muitas paisagens bacanas pelo caminho seguimos direto ao nosso destino. Muitas curvas, o rádio do carro sem pegar nem griipe e uma subida bem íngrime, chegamos a Cambará. Uma cidade bem pequena e reta, mas muito simpática. Na hora de escolher o Camping, pensamos na Fazenda Pindorama, que é na saida da cidade e custava 15 reais e logo foi descartada, pois iríamos ficar pouco tempo no camping e mais nos cânions. Descartamos também a Pampa Rural por ser muito afastada da cidade. Escolhemos então o Camping dos Corucacas, um lugar muito bacana, que fica na saída para São José dos Ausentes/RS e o melhor: R$7,00 a diária do camping!



Montamos o nosso acampamento e partimos pra conhecer os cânions.
Após passarmos na casa do turista pra pegar informações dos parques, partimos pra um rallye, pois a estrada até o cânion Itaimbezinho é de desmanchar o carro. Pedras soltas, buracos, barro e até por dentro de um rio tivemos que passar com o carro. Se estivéssemos de Jipe seria perfeito.
Nessa parte tem que ter uma generosa dose de boa vontade.
Chegando no parque, deixamos o carro no estacionamento e fomos pra tilha do cotovelo, tendo esta 6 km (ida e volta) e sendo de nível fácil!
Cada lugarzinho no meio da natureza escondia uma surpresa, sendo pássaros, plantas ou o barulho das quedas d'água.
No fim da trilha, a recompensa:










Depois da trilha do cotovelo foi a vez da trilha do vértice, essa bem mais curta mas igualmente bonita:


Indiada...Será?

Com o friozito chegando é hora de bagunçar o roupeiro e tirar os agasalhos.
Estou organizando um acampamento aqui no RS, na cidade de Cambará do Sul, conhecida pelas lindíssimas paisagens de seus Cânions e outras belezas naturais. O Grande detalhe é que também é conhecida nacionalmente como o lugar que registra (quase sempre) as mais baixas temperaturas no inverno. Agora no outono, deu uma resfriadinha na temperatura aqui na capital chegando aos 7ºC, mas em Cambará chegou a 0,4ºC!!! Geou e tudo, amanhecendo os campos cobertos pela geada.

http://www.cambaraonline.com.br/?secao=index_reportagem&rep_id=139

Quando eu comecei a organizar esse acampamento eu sabia que iria fazer frio, mas como estavamos no verão e fazia um dia mais quente que o outro, nem me lembrei do frio congelante. Os amigos da comunidade Barraca & Chimarrão do orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45108376) me questionaram sobre o frio, se não seria loucura ir em julho pra lá...começo a achar que sim.
Vou entender perfeitamente se todos desistirem quando chegarmos alí por junho e começar a fazer um frio de renguear cusco.
Nesses dias que fizeram um friozito mais rigoroso a Anali me perguntou: tu ainda quer ir de barraca pra Cambará em julho? Respondi com toda a machesa que Deus me deu: MAS É CLARO! Afinal a graça é o frio!
Confesso que fiquei pensando na cena...na madrugada um frio miserável, geando a mil ou pior, nevando, e nós nos cagando de frio dentro da barraca.
Mas sou burro xucro e não vou arredar pé. Acredito que será uma baita experiência e depois vamos ter muita história pra contar e até rir de muita coisa. Isso é claro, se nós sobrevivermos...

Pensando nisso e aproveitando que minha linda ta de aniversário nesse domingo, comprei dois agasalhos pro frio na Arco e Flecha (http://www.arcoeflecha.com.br/) , recomendo a loja 100% e ta com ótimas promoções.

Um Grande Abraço aos amigos e se alguém quiser passar frio em Cambará com o Barraca & Chimarrão é só prender o grito!




Pelo menos é uma paisagem bem romântica!
Grande Abraço!

Picada Verão - Dois Irmãos/RS

Reserva Ecológica Família Lima
A Reserva Ecológica Família Lima, situada entre Dois Irmãos e Sapiranga, no distrito de Picada Verão, fica a 60 km de Porto Alegre. Oferece infra-estrutura de lancheria, churrasqueiras, estacionamento, quatro áreas com banheiros e chuveiros; há quadras esportivas e áreas de camping iluminadas, duchas, pias, tanques, vestiários, área para luau, além de toda beleza natural da área percorrida pelo arroio Feitoria, tendo em seu percurso cinco cascatas com alturas que variam de 3 a 30 metros, formando piscinas naturais especiais para banhos e a prática de rapel.


O local é coberto por matas nativas em que é possível observar famílias de bugios, assim como uma infinidade de pássaros e outros animais silvestres.


A Reserva Ecológica Família Lima é um lugar especial para caminhadas e trilhas em meio à natureza com áreas de lazer e esportes. A Reserva funciona de setembro a maio das 8h às 18h (se houver agendamento, funciona também fora desse prazo).
A primeira cascata ja da uma prévia da beleza natural que espera pelos visitantes no restante do parque.





O acesso para as cascatas são através das trilhas e vão, de acordo com a beleza da cascata, aumentando de dificuldade, sendo a primeira mais tranquilinha e a última bem cascuda!





Existem árvores frutíferas em toda a reserva, podendo no trajeto saborear goiabas e jabuticabas colhidas direto no pé!





A última cascata é a mais linda e recompensa todo o esforço dispensado na trilha! É possivel entrar na "caverna" que fica atras da cascata, proporcionando um visual maravilhoso, que renova a alma.
É também a eleita para a prática do Rapel e da Tirolesa.








Enfim é um lugar paradisíaco!
Fica a Dica pra quem quiser aproveitar um final de semana no camping.
http://www.reservafamilialima.com.br/







Um Grande Abraço!