terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cotiporã/RS

Cidade situada na região da uva e do vinho, tem no significado do seu nome "Mato Pequeno e Bonito".
É um lugar lindo, com muitos atrativos naturais e pouco explorados, visto estar entre Bento Gonçalves/RS e Veranópolis/RS sendo estas cidades que recebem maior numero de turistas.
Com paisagens lindas, cachoeiras, trilhas, grutas e um museu, esta pequena cidade é muito receptiva e hospitaleira com seus turistas.
Sou um pouco suspeito por recomendar este paraíso, visto que cresci brincando nesse lugar.
Ainda não conheço as cachoeiras, mas na próxima visita irei com certeza!
Fica a dica pra quem procura um roteiro de outono/inverno e quer fugir dos preços abusivos de cidades como Gramado/RS - Canela/RS - Nova Petrópolis/RS, e não abre mão de lindas paisagens!

MORRO DO CÉU OU CERRO DOS BAIANOS
É um cerro testemunho por destacar-se isolado no relevo, circundado quase totalmente pelo rio da Antas. A denominação de Morro dos Baianos deve-se ao fato de antigamente ter sido habitado por negros, chamados de baianos pelos descendentes de italianos. Há no local vestígios de um antigo cemitério desta comunidade e ruínas de suas habitações. Localiza-se a 14Km da sede do município, na Linha 14 de Julho, com acesso pela estrada que liga Cotiporã a Bento Gonçalves.


TRILHA DAS LONTRAS
A Trilha das Lontras é um trekking pelo vale do Arroio Vicente Rosa. Este arroio possui muitas quedas d'água, o que justifica uma das maiores concentrações de moinhos d'água do início da imigração italiana. A trilha possui nível de dificuldade médio e extensão de 5.725m, concluídos em 4 horas.
CASCATA DOS MARINS
Grandiosa queda de águas límpidas, localizada no Arroio Sapatinho, com fácil acesso, distando apenas 06Km do centro da cidade. No local existem vários mirantes. Perto da cascata, onde é possível banhar-se, moram os membros da família Marin, produtores de queijo e copas destinados à venda no próprio local. O passeio incliu ainda passagem pelo alambique artesanal, onde é feita a caninha (cachaça de cana-de-açúcar), acompanhando explicações e degustação.
GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Localizada a 500 metros da Capela de Nossa Senhora da Pompéia, a gruta possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. No dia da festa em honra a esta Santa, faz-se a procissão até a gruta. Fica na Linha Júlio de Oliveira, a 6 km da sede, recebendo visitação das 08h às 20h, diariamente.
SALTO DO CARREIRO
Constitui-se em uma formação geológica sobre rocha basáltica. Em um curto trekking de 15 minutos pela mata ciliar do Carreiro, pode-se admirar o belo estreito do rio, a grande queda d'água do rio Carreiro, quase sempre formando um arco-íris e profundos poços cavados na rocha.
GRUTA DO QUARTZO
Está localizada no centro da cidade, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Saúde. É totalmente composta de quartzo, abrigando uma beleza ímpar e imagens de santos.
BELVEDERE
É um mirante a beira da estrada com vista para o morro do céu e para o rio das antas, que proporciona uma vista maravilhosa!
Assim que eu achar as outras fotos, posto aqui!

Grande Abraço!

Um comentário:

André Dalastra disse...

Putz, que lugar show!!!

Abraços

Sabadão to na Adventure!