domingo, 17 de agosto de 2008

Fogareiro

E aí moçada!
Dentre os tantos equipamentos úteis em um acampamento, o fogareiro se mostra um dos principais!
Começando por campings selvagens, onde nao tem nehum tipo de estrutura. Uma fogueira nem sempre quebra o galho, em algumas situações não será possível fazer uma (como chuvas) e também, logo de manha, loco de frio nao tem cabimento acender uma fogueira só pra esquentar uma água pra um chá, chimarrãozito ou leite.
Também em campings com alguma estrutura, vale o uso de um fogareiro. Nem todos dispõem de cozinhas coletivas, e no caso aqui do Rio Grande do Sul, dispõem de numeros insuficientes de churrasqueiras!
Fogareiros à gás são os mais encontrados nas lojas do ramo, mas nem sempre se mostram eficientes. Em regiões de muito frio, a chama não é muito quente, podendo demorar muitos minutos para ferver um litro de água. Também o cartucho de gás não se encontra em qualquer buteco, Ainda tem os que restringem o fogareiro ao uso de cartuchos da marca do seu fabricante.

Partimos então para os fogareiros totalflex (hahahaha)! Alimentados por combustível, como benzina ou gasolina, bem mais fáceis de encontrar, tem a chama quente, fervendo um litro de água em poucos minutos. Apresentam grande autonomia, podendo se chegar a 6 horas de uso com meio litro de combustível.
Alguns relatos do pessoal da camping brasil (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36067) dão conta que é um excelente produto. Claro, tudo tem um más nessa vida, e talvez ele possa apresentar desgaste precoce em algumas peças de borracha, como segue o relato do nosso amigo Ivan:
"apesar de ser meio carinho, achei muito bom seu fogareiro, nunca utilizei um multi combustivel, mas vai uma dica, tenho uns amigos que utilizam esse tipo de fogareiro e falam que o melhor combustivel é a benzina, pois queima bem ,não deixa cheiro e não solta fumaça a qual queimaria a panela, alem disso um desses amigos falou que em uma viagem a benzina acabou e ele utilizou gasolina e a mesma ressecou uma peça de borracha, foi o maior perreio pra conseguir a tal peça depois".

Acredito que a dificuldade de encontrar a peça deva-se ao fato de que se trata de um produto importado (pelo menos esse que eu adquiri).

Eis o Guerreiro:
Fogareiro Coleman Dual Fuel Sportster II

Trata-se de um Coleman, marca bem conceituada e muito reomendada!
"Fogareiro de alta pressão, com excelente custo benefício. Funciona com gasolina, benzina ou combustível Coleman. Sistema de bombeamento para pressurizar o compartimento de combustível. Abas em volta da chama para bloquear o vento. Potência de 10,500 BTU. Super resistente. Controle da chama. Opera por até 6 horas com uma única abastecida no tanque (510ml). Acende com fósforo ou esqueiro. Fabricado nos EUA".

Bom, vou testa-lo no carnaval e depois relato a performance, mas ja fica a dica!

Visitem também o blog da nossa amiga Thaís - Vida Camping - http://vidacamping.blogspot.com/

Grande Abraço!

Um comentário:

Plinio disse...

Saudações! Alguém sabe onde encontrar esse fogareiro ou quer vender? Por favor, reporte para adv.rech@gmail.com